O melhor lugar para o bebê

Iniciado por Plilisilva, 29 de Julho de 2015, 10:12

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Plilisilva

Depois de passar toda sua vida no interior do corpo da mãe, o bebê com certeza está habituado com os ruídos dela, como batimentos cardíacos, respiração, voz; e também, com o balanço do caminhar, vozes das pessoas mais próximas.

O parto produz uma mudança radical no mundo do bebê, e tudo pode ser bem assustador. Por isso, o melhor lugar para o bebê depois do parto, é ao lado da mãe e de seus familiares. Este tipo de acomodação no meio hospitalar recebe o nome de ALOJAMENTO CONJUNTO, e tem várias outras vantagens se comparado aos antigos berçários:

- Os pais e bebês já vão se conhecendo desde o nascimento, e treinando como fazer os cuidados básicos, com a ajuda e supervisão dos profissionais de saúde. As dúvidas vão sendo sanadas conforme aparecem, e na ida para  casa, todos se sentem mais seguros.
- Menor chance de infecção, já que muitos dos procedimentos são realizados pelos familiares.
- A amamentação acontece de forma natural, porque os pais estão atentos aos sinais de fome e saciedade no momento em que acontecem e, dessa forma, o bebê não corre o risco de sentir vontade de mamar quando está longe da mãe (como é comum acontecer com bebês que passam várias horas no berçário, e só são trazidos para perto da mãe em horários pré-determinados).

Colocarmo-nos no lugar do bebê nos momentos em que fazemos opções que o envolvam, nos ajuda a compreender o que ele sente e aumentam as chances de acerto.