Alivie a dor de estômago com chás!

Iniciado por joomlamz, 17 de Fevereiro de 2016, 00:32

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

joomlamz

As dores de estômago podem surgir de repente e por motivos diversos, sendo causadas por indigestões, quando algum alimento ingerido não nos faz muito bem, ou por outras causas até mais graves, geralmente relacionadas ao sistema digestivo. A gastrite é uma das mais comuns causadoras de dor de estômago.

Para que se evitem os desconfortos estomacais, é importante que se mantenha uma dieta mais leve, evitando alimentos que possam causar fermentação ou que possam irritar o estômago, principalmente para quem costuma ter azia ou sofre de gastrite, por exemplo. Consumir legumes cozidos e verduras, evitar comer frutas cítricas, preferir carnes magras e cozidas, tudo isso pode ajudar a evitar o problema.


Além dos cuidados, as dores de estômago podem ser aliviadas com o uso de chás medicinais, que acalmam o estômago e aliviam náuseas.

Veja alguns chás que podem trazer alívio quando preparados em infusão

hortelã;
camomila;
boldo do Chile;
macela;
cidreira;

Também há outras receitas que trazem alívio ao estômago
Bater no liquidificador: 3 folhas de couve manteiga em meio copo de água e beber em seguida. Esse suco pode, inclusive, ser bebido em jejum, ajudando a acalmar problemas de arrotos para os que sofrem de gastrite ou úlcera.
Cozinhar cinco batatas médias, cortadas em um litro de água, até que elas amoleçam. Beber esse caldo morno, quatro vezes ao dia. Essa água do cozimento é um antiácido natural e ajuda muito a aliviar a queimação do estômago.
Ferver as folhas e talos (socados) de dois pés de alface em meio litro de água, por cinco minutos. Deixar esfriar e beber uma xícara de chá a cada duas horas.
Veja algumas doenças que podem causar dor de estômago e precisam ser investigadas através de exames clínicos ou complementares
Esofagite de refluxo, úlcera péptica e gastrite aguda: quando existe queimação ou uma dor que parece ser fome e também certa ardência na boca do estômago, podem ser estas doenças do esôfago ou duodeno.
Se as dores são acompanhadas de redução de apetite ou fome e existe perda de peso, podem ser sinal de câncer.
Dores agudas na parte superior do abdômen podem ser problemas cardíacos.
Dores logo abaixo das últimas costelas do lado direito podem estar relacionadas ao fígado ou à vesícula biliar.
A vesícula pode estar com cálculos, as populares pedras, quando as dores são como cólicas, aumentam de intensidade rapidamente e são seguidas de alívio progressivo até que se repitam.
A hepatite (inflamação do fígado causada por viroses ou substâncias tóxicas) também causa dor.