Em Destaque País confiante na vacina contra cancro

Iniciado por joomlamz, 29 de Outubro de 2014, 08:19

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

joomlamz


O MINISTÉRIO da Saúde (MISAU) está confiante no alcance da meta estabelecida para a 3ª e última fase de vacinação contra o cancro do colo do útero em raparigas, no quadro dos esforços visando reduzir a mortalidade da mulher por doenças preveníveis.

A fase piloto da campanha, que decorre em três distritos do país, nomeadamente Manhiça (província de Maputo), Manica (Manica) e Mocímboa da Praia (Cabo Delgado), tem a duração de dois anos e são elegíveis à terceira dose todas as raparigas que tenham ou completem 10 anos de idade que vacinaram nas duas anteriores.

Graça Matsinhe, Chefe do Programa Alargado de Vacinação no MISAU, disse ontem, em Maputo, em contacto com a AIM que a escolha deste grupo alvo deve-se ao facto de constituir uma faixa que ainda não iniciou a actividade sexual e, portanto, ainda não foi exposto ao vírus.

Além disso, estudos já efectuados demonstraram que a vacina é mais eficaz quanto mais nova for a rapariga e, por conseguinte, a sua escolha para fazer parte do exercício a decorrer de hoje até sexta-feira.

Segundo Matsinhe, foram superados todos os obstáculos constatados nas fases anteriores que vão desde a fraca mobilização que nalgum momento contribuiu negativamente para o alcance das metas nas duas primeiras doses de vacinação.

"Das fases anteriores constatamos a necessidade de reforçar a mobilização social, através das rádios comunitárias, encontros com os vários intervenientes desde os professores, os pais e os líderes comunitários a fim de assegurar uma participação mais alargada", disse Matsinhe.

A expectativa do pelouro é alcançar, no final das duas campanhas (2014/15), uma cobertura de pelo menos 80 por cento de todas as raparigas que terão completado 10 anos de idade no decurso dos anos de campanha, totalizando assim cerca de 8.308 meninas nos três distritos abrangidos pela fase piloto.

O Projecto - Piloto de vacinação contra o cancro do colo do útero iniciou em Maio de 2014, altura em que foi administrada a primeira dose e a subsequente, em Junho, para reduzir a morte por doenças preveníveis pela vacinação, contribuindo assim para o alcance do 4.º e 5.º Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM).

A fase piloto da vacinação visa, segundo a fonte, avaliar a aceitabilidade da vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV, sigla inglesa) em adolescentes em escolas - piloto em Moçambique; testar os canais de comunicação mais apropriados para maximizar a adesão às campanhas.

As lições aprendidas serão de elevado valor para o sucesso das campanhas quando se avançar para a vacinação da escala nacional, daí a importância de comparar a viabilidade de vacinação usando três mecanismos: escolas, unidades sanitárias e brigadas móveis na comunidade.
 

Fonte:jornalnoticias