Ananias Couana, com 44 anos de idade e formado em Administração e Gestão, foi esta sexta-feira eleito Presidente da Liga Moçambicana de futebol, sucedendo a Alberto Simango Júnior, actual Presidente da Federação Moçambicana de Futebol.
Está encontrado o sucessor na presidência da Liga Moçambicana de Futebol de Alberto Simango Júnior que deixou o lugar à disposição visto que ocupa agora o lugar de Presidente da Federação Moçambicana de Futebol.
O vencedor da eleição foi Ananias Couana que derrotou o seu opositor, Carlos de Sousa, com dois votos de diferença, 8 contra 6. De notar que apenas os 14 clubes que participaram no Moçambola'2014 tinham direito a votar.
De referir que Ananias Couana já fazia parte da equipa de colaboradores de Alberto Simango Júnior, quando este último tomou posse, ocupando o cargo de presidente do Conselho fiscal.
Ananias Couana afirmou que ia apostar no aumento do número de clubes no Moçambola, passando de 14 a 16 clubes a partir de 2016. Esta mudança implicaria o aumento do número de jornadas de 26 para 30.
O novo Presidente da Liga também tem um outro projecto que é transformar os clubes em Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) para haver mais sustentabilidade, bem como para dinamizar as transmissões televisivas.