As propriedades da erva cidreira

Iniciado por joomlamz, 17 de Fevereiro de 2016, 00:37

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

joomlamz

A erva cidreira (melissa officinalis) também é chamada de melissa e seu nome é constantemente atribuído à outra erva medicinal muito usada: o capim-limão!

Esta é da família da hortelã, inclusive as folhas são parecidas, porém as folhas da erva cidreira são maiores. Possui uma grande lista de propriedades benéficas à saúde, mas, talvez, a mais conhecida seja a de calmante, sendo muito usada para garantir uma boa noite de sono.

Veja a lista de propriedades e indicações da erva cidreira
analgésica,
antimicrobiana,
antiespasmódica,
antialérgica,
cicatrizante;
antinevrálgica,
adstringente,
antiinflamatória,
anti-séptica,
tônico,
sedativo;
relaxante,
propriedades aromáticas,
calmante,
catarros,
circulação,
tosse,
Indicada em casos de problemas gástricos: arrotos, cólicas, flatulência, gases,
Age contra celulite,
Limpa e cicatriza a pele: com acne, revigora, oleosidade.
Acaba com a ansiedade, dor de cabeça, crise nervosa, depressão, epilepsia, dores nos olhos, enxaquecas, melancolia, fadiga, insônia, problemas menstruais, nervosismo.


Na culinária e na cosmética, essa erva é muito utilizada, assim como em licores, já que possui aroma especial e peculiar, que, em temperos de aves, saladas e peixes também causa bom efeito. São usadas as folhas frescas, já que as secas não possuem sabor ou aroma tão intensos.

Uma indicação excelente de uma receita do chá de erva cidreira é para ajudar quem deseja abandonar de vez o terrível hábito de fumar!

– Ferva um litro de água e acrescente após desligar o fogo, 30g de folhas e flores de erva cidreira e deixe abafado por doze minutos, depois coe e adicione limão ao tomar o chá. Deve ser bebida uma xícara pequena, três vezes ao dia, acrescentando-se gotas de limão na hora de tomar.

Lembrando que não adianta apenas tomar chá para largar um vício, o primeiro e mais importante passo é querer muito! O chá certamente ajudará, mas a força de vontade deve ser o ingrediente fundamental!