Governo promete apoio a ENH

Iniciado por Candidosa2, 11 de Novembro de 2014, 14:56

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Candidosa2



O GOVERNADOR da província de Inhambane, Agostinho Abacar Trinta, prometeu, última sexta-feira, em Vilankulo, mobilizar apoios de todos, desde operadores económicos locais, parceiros de cooperação, pessoas de boa vontade amantes do futebol, para que o representante da província no Campeonato Nacional de Futebol, vulgo, Moçambola, ENH tenha boa prestação.

Agostinho Trinta, que se deslocou à vila municipal de Vilankulo para prestar homenagem aos jogadores, direcção do clube, equipa técnica e residentes daquela que é considerada a capital turística de Inhambane, disse que a ENH FC, tal como foi no passado com VFC, constitui o embaixador de Inhambane no programa desportivo nacional, é o orgulho de Inhambane, pois, segundo disse, a província volta a estar na rota do Moçambola.

Entretanto, o governante não avançou o tipo de apoio que o seu Executivo vai disponibilizar à ENH, assegurou, no entanto, que tudo será feito para que a equipa de Vilankulo participe de forma condigna no Moçambola.

Todavia, reconheceu que o desenvolvimento do desporto, não sendo tarefa exclusiva do Governo, é necessário que a sociedade, os adeptos, o empresariado nacional e estrangeiro, que opera na província, dê a sua contribuição, de modo que este clube represente com sucesso a província no Moçambola 2015.

"Porque de facto nos engrandece o nome da província no panorama desportivo nacional, o Governo da província saúda e felicita os dirigentes da ENH, equipa técnica, os jogadores e através destes ao movimento associativo desportivo, a população de Inhambane, em particular do distrito e vila de Vilankulo, e todos aqueles que deram o seu melhor para que a nossa província voltasse a viver as emoções do Moçambola", disse o Governador

Num outro desenvolvimento, aquele dirigente máximo da chamada "Terra da Boa Gente" sublinhou que o futebol constitui um veículo de promoção da saúde, união entre povos de hábitos e culturas diferentes, é um instrumento importantíssimo de preservação da paz, de promoção da unidade nacional e da auto-estima, daí que em Moçambique o desporto no geral assume prioridade para o desenvolvimento, logo, na agenda da província no próximo ano, a ENH merece uma prioridade a ter em conta.

"O desejo do Governo e da população de Inhambane é de ver nos próximos tempos o nosso clube campeão nacional de futebol e, por conseguinte, a representar o nosso país na Liga dos Campeões Africanos, pelo que continuaremos a prestar o nosso apoio ao desporto em geral e ao clube em particular, de modo que este não seja despromovido.

A equipa da ENH FC foi revitalizada em 14 de Fevereiro deste ano, porque antes era designada Clube de Desportos da ENH, virada essencialmente para o futebol recreativo, no âmbito da responsabilidade social da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, ENH. Efectuou nesta época, na sua primeira aparição, 31 jogos oficiais, tendo conseguido 22 vitórias, sete empates e duas derrotas, sendo uma frente ao Desportivo do Maputo, no jogo a contar para a fase regional da Taça de Moçambique/mcel e contra o Matchedje no jogo da primeira "mão" da finalíssima para o apuramento ao Moçambola. Venceu o campeonato provincial e a respectiva taça a nível da província.

Dos jogos efectuados nesta sua curta existência, cinco estavam inseridos na Taça de Moçambique/mcel, 18 no campeonato provincial e oito na "poule" de apuramento sa zona sul.

Ainda na sexta-feira passada, Agostinho Trinta concedeu audiência à equipa da Escola Secundaria de Muelé que participa na Liga Feminina de Futebol. Neste encontro com as meninas que igualmente hasteiam a bandeira de Inhambane na primeira liga nacional de futebol do chamado "sexo fraco", teceu elogios ao grupo que mesmo depois da despromoção do Vilankulo FC do Moçambola, Inhambane continua na rota do futebol nacional através desta equipa.

Recorda-se que foi sob orientação do governador de Inhambane que esta equipa foi inscrita na Liga, depois de sofrer uma falta de comparência na sua própria casa por atraso da sua inscrição.

"O Governo está convosco, estamos prontos para apoiar no que for possível, sabemos que já estamos atrasados na lutar pelo título, mas no que for possível, mais concretamente a vossa participação no próximo ano, faremos", garantiu Agostinho Trinta.