DESPORTISTAS ACONSELHAM GUEBUZA

Iniciado por joomlamz, 29 de Outubro de 2014, 08:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

joomlamz



OS desportistas aconselham o Presidente da República, Armando Guebuza, a aliar o descanso à prática regular do desporto depois de cumprir o seu mandato, prestes a findar.





img]http://aplicimagens.info/image-1828_5450838D.jpg[/img]

O conselho dos desportistas aconteceu na noite de segunda-feira no acto da homenagem ao Chefe do Estado. O apelo é extensivo à sua esposa. "Pretendemos que Vossa Excelência descanse. No entanto, gostaríamos que pudesse aliar esse descanso à prática regular do desporto, ao lado da vossa carinhosa esposa e nossa querida mamã, Maria da Luz Guebuza", exortam.

Os desportistas realçaram, por outro lado, que através do desporto "Moçambique e os moçambicanos se entrelaçaram, orgulhosamente se revêm na sua plenitude e se reencontram como nação e como filhos da mesma gema, solidificando a paz e a unidade nacional. Tudo isto, Excelência, teve a vossa fibra e, acima de tudo, a visão, o pragmatismo e o exemplar espírito de liderança de um Governo que assumiu o desporto como uma das suas principais apostas".

Para os desportistas, "o fim de um ciclo não é o fim da vida, daí que recentemente, no decorrer do seu Festival Nacional da Cultura, os nossos colegas da cultura ofereceram a Vossa Excelência uma cadeira para descansar, depois desta rica e engrandecedora epopeia como estadista moçambicano. Nós os desportistas pretendemos, sim, que Vossa Excelência descanse. No entanto, gostaríamos que aliasse esse descanso à prática regular do desporto, ao lado da vossa carinhosa esposa e nossa querida mamã, Maria da Luz Guebuza".

RIBUTO MERECIDO

PARA o director-geral do Instituto Nacional do Desporto (INADE), António Muguambe, a homenagem ao Presidente da República é mais do que merecida.

"Foram dez anos de muitas obras que catapultaram o desporto a todos os níveis. Com o Presidente Guebuza construímos a maior infra-estrutura desportiva do país, o Estádio Nacional do Zimpeto, bem como a Vila e Piscina Olímpicas. Organizámos os Jogos Africanos, que foram considerados os melhores de sempre", frisou.

António Munguambe acrescentou que "Moçambique foi elogiado por todos pelos Jogos Africanos que organizou em pouco tempo e o seu nome foi definitivamente lançado além-fronteiras. Depois dos Jogos os resultados desportivos do nosso país estão à vista.

No tocante à legislação, aprovámos vários instrumentos normativos, casos dos regulamentos de Premiação, da Prestação da Actividade Desportiva, entre outras que catapultam e valorizam a prática desportiva".

FESTA COLORIDA

A HOMENAGEM ao Presidente da República aconteceu numa cerimónia cheia de glamour, com pompa e circunstância, onde a cor e a luz caracterizaram o ambiente.

Na gala estiveram algumas centenas de figuras ligadas ao mundo desportivo, empresarial, político, entre outras áreas de actividade. E, mais do que isso, cada província esteve representada.

A cerimónia contou ainda com a presença do ministro angolano dos Desportos e vários atletas no activo e já reformados.

Figuras que há muito não se viam, casos de Esperança Sambo, Joaquim João, Calton Banze, Belmiro Simango, Ludovina de Oliveira, Lucas Sinóia, Dário Monteiro ou Dominguez, este último que veio da África do Sul, onde joga, à propósito, marcaram presença no evento.

A música e a dança desportiva, uma nova modalidade entre nós, abrilhantaram o ambiente. Aliás, por falar de dança, é preciso realçar que o homenageado fez-se ao palco para mostrar os seus dotes em matérias de dança. O ministro da Juventude e Desportos não deixou os seus créditos em mãos alheias, também dançou ao ritmo da marrabenta.

Um vídeo retratando os momentos mais marcantes da governação de Armando Guebuza no âmbito desportivo foi exibido na sala, que ficou pequena para tanta romaria.

No referido vídeo destacam-se a inauguração do Estádio Nacional do Zimpeto, da Vila Olímpica e os Jogos Africanos-2011.

O CLUBE É A CÉLULA BASE

O Presidente da República, na ocasião, recordou que o desporto tem no clube a sua célula base. Segundo ele, é no clube onde o sócio, o simpatizante e o adepto melhor se identificam e mais se predispõem para emprestar o seu saber e o seu apoio moral e material pela causa desse emblema, desse nome.

"É no clube onde os sócios convivem e cristalizam a sua psique, aquela pré-disposição de lealdade para com a sua equipa e para com os seus atletas, em qualquer nível ou situação", sublinhou.

O estadista moçambicano foi mais longe ajuntando que devemos nos sentir satisfeitos com os nossos êxitos individuais e colectivos alcançados pelo país no ramo do desporto, mas também não é menos verdade que precisamos, a todos os níveis, isto é, Governo, movimento associativo e empresariado, de acções mais pragmáticas tendo em vista elevar o desempenho do nosso desporto em toda a sua cadeia de organização, desde a base até o topo.

Armando Guebuza desafiou aos desportistas para mais do que lamentar os insucessos que eventualmente tenham acontecido neste ou naquele evento local, nacional ou internacional, para irem buscar as causas desses insucessos, transformá-las em desafios e estes em oportunidades para a relação da criatividade e empenho com vista a dar-se o próximo salto.




Fonte:jornalnoticias